A loja online MAVjoias é o mais recente desafio de Manuel Amândio Vieira - sociedade unipessoal, e foi criada com o objectivo de divulgar os seus produtos de ourivesaria para uso pessoal, fazendo-os chegar a qualquer parte do mundo e a todo o tipo de clientes.
Temos o prazer de lhe dar a conhecer um pouco mais de nós…
Manuel Amândio Vieira é natural de Travassos, Póvoa de Lanhoso, terra com fortes tradições na arte de trabalhar o ouro, nomeadamente na técnica de filigrana. Nasceu no seio de uma família de fabricantes de ourivesaria, fazendo parte da quarta geração de artistas da família Vieira. Desde tenra idade mostrou o interesse e apetência por esta arte, recriando-a nas suas simples brincadeiras de criança.
Por volta dos 12 anos iniciou a sua carreira profissional na oficina do pai, Alberto Vieira, onde aprendeu a modelar e dominar a liga de ouro, de forma a recriar peças de ourivesaria, com grande minucia, detalhe e precisão. Por volta dos 18 anos torna-se sócio do seu mestre e assim permanece durante 12 anos, especializando-se em filigrana, contas e canevão.
Em 1991 criou a sua própria empresa, Manuel Amândio Vieira - sociedade unipessoal, onde cria e fabrica as suas próprias peças de joalharia para uso pessoal, em ouro ou prata, que revelam um incomparável rigor e perfeccionismo técnico. Apesar de grande parte do processo de fabrico ser manual, a sua oficina está equipada com os mais modernos e recentes equipamentos eletromecânicos específicos da área, que são um grande auxílio ao seu trabalho e contribuem para a qualidade do produto final.
Apesar do grande tradicionalismo da região mantém um olhar atento sobre as novas tendências e exigências do mercado. Exemplo disso são as peças com design actual que recriam peças tradicionais características. A sua grande paixão por aquilo que faz, leva-o a querer actualizar-se constantemente e aprender sempre mais, para evoluir como profissional.
Da sua obra fazem parte verdadeiras obras-primas, como é o caso de uma recriação da Torre Eiffel em filigrana, com cerca de 35cm de altura, entre outras…
Em 2014 viu o seu trabalho reconhecido pelo Museo Della Filigrana Pietro Carlo Bosio, em Génova, Itália, sendo convidado a expôr o seu trabalho, representando as raízes da cultura Portuguesa com um Coração do Minho em Filigrana, de 30x16cm e 400 gr. Esta obra prima da Filigrana Portuguesa está exposta permanentemente desde então, sendo vista diariamento por milheres de turistas de todas as nacionalidades.
Nos últimos anos tem colaborado com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, no âmbito de projetos de joalharia desenvolvidos pelos alunos finalistas da licenciatura em Design do Produto, ondem tem sido aplicada a técnica milenar da Filigrana da Póvoa de Lanhoso.
Nuance (2006) – Joias em Filigrana
LuxTiles (2009): Joias em Filigrana com material cerâmico
Lapis Lapidem (2016): Joias em Filigrana com granito amarelo (http://www.ipvc.pt/design-produto-lapis-lapidem)